Skip to content

Repositório com códigos elaborados para apuração de dados sobre execução orçamentária da Prefeitura de Fortaleza para a Cultura.

Notifications You must be signed in to change notification settings

opovomais/execucao-orcamentaria-cultura-fortaleza

Repository files navigation

Reportagem: Execução orçamentária com Cultura pela Prefeitura de Fortaleza entre 2010 a 2022

Mais de dois anos após o início da gestão do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza, eleito na esteira do discurso de continuidade dos oito anos de Roberto Cláudio (PDT) à frente da Prefeitura da capital cearense, a atuação do poder municipal em relação à Cultura tem sido criticada por esvaziamentos e descontinuidades.

As questões vão da série de problemas em eventos calendarizados promovidos pela Prefeitura — como o Festival de Teatro, o Salão de Abril e até o Ciclo Carnavalesco — à ausência por meses de andamento do Edital das Artes.

Tendo em vista a importância do setor para a economia e para o desenvolvimento da sociedade, O POVO+ analisou como o orçamento para essa área tem sido aplicado ao longo das últimas gestões municipais, que perpassam os últimos 22 anos, de 2010 a 2022. A coleta deu origem à reportagem Cultura na gestão Sarto é marcada por recordes negativos de investimentos na área, publicada no dia 10 de abril de 2023.

Entre os principais achados a partir de dados coletados no Portal da Transparência da Capital, percebe-se movimentos reveladores — e negativos — na política cultural desde o início da atual gestão municipal. Dos R$ 75.449.745,00 previstos para a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) na Lei Orçamentária Anual LOA) 2022, o valor executado pela secretaria foi de R$ 21.121.269,98 — ou 28% do previsto.

Fonte de dados

Metodologia

Para esta análise, foram coletados dados de despesas da Prefeitura de Fortaleza por Função e por Área de Atuação, disponíveis no Portal da Transparência. Foram consideradas as despesas por função no período de 2010 a 2022 e as despesas por área de atuação no período de 2014 a 2022.

A coleta dos dados de despesas por função foi feita com o uso da biblioteca Selenium e os de despesas por área de atuação foi feita com o webscraper, uma extensão para browsers. Em seguida, foi realizada uma análise descritiva dos dados e a correção monetária com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

About

Repositório com códigos elaborados para apuração de dados sobre execução orçamentária da Prefeitura de Fortaleza para a Cultura.

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published