Essa aplicação foi desenvolvida no Visual Studio Community com base nas boas práticas de programação do padrão de arquitetura MVP (Model-View-Presenter). Esse é um padrão de arquitetura especialmente indicado para aplicações utilizando Windows Forms que lida com conceitos como DIP (Inversão de dependência), Clean code e DDD.
Esse padrão de arquitetura tem o objetivo principal de separar a interface de usuário dos mecanismos de regras de negócio. Exemplo da relação de cada camada dessa arquitetura:
Essa separação facilita muito a manutenção do código, desacoplamento de funções para ser possível de utilizar me outras aplicações se necessário e simplifica o processo de desenvolvimento de novas funcionalidades ou regras de negócio.
Por meio dessa aplicação é possível persistir uma base de dados e manipular ela através dos Windows Forms por ações de cadastro, pesquisa, alteração e exclusão de clientes fictícios. Além de ser possível gerar um relatório por meio do Report Viewer listando os clientes diretamente do banco de dados.
- C#
- Windows Forms
- Report Viewer
- SQL Server
Após clonar a aplicação localmente, no seu Visual Studio e instalar os pacotes necessários (SQLClient) basta importar o arquivo PeopleDB que vai criar o banco de dados e tabela para o seu servidor de banco de dados dentro do SQL Server.
Lembrando que precisa também ter o banco de dados instalado localmente e configurado com as credenciais corretas no arquivo 'Settings.settings':
Data Source=nomeDoSeuServidor;Initial Catalog=teste_cadastros;Integrated Security=True;Encrypt=False
Também é necessário copiar e colar essa exata mesma string de conexão dentro do arquivo PeopleFormReport.cs pois esse ficará encarregado de gerar o relatório da tabela de pessoas do banco de dados.