- Laura Menezes: https://github.com/heramenezes
- Raquel Motta: https://github.com/raksmotta
Este repositório tem como objetivo disponibilizar o projeto "TIMER" feito em dupla em um arduíno físico. O timer é um temporizador que conta de 0 até 60 segundos ( dependendo do input do usuário ), sinalizando quando o tempo apresentado acabar ( o LED acende e o buzzer apita ).
O sistema tem como principais peças: LED, resistor, buzzer, botão e potenciômetro. Para iniciar o projeto, basta indicar no potenciômetro o tempo desejado para o temporizador e apertar o botão. Quando o botão é clicado, o timer já começa a funcionar, contando de trás para frente até seu limite ( o número 0 ). Olhando no terminal do computador, é possível vizualizar a contagem de tempo do timer, indo de segundo em segundo em direção ao 0. Após o término da contagem, ou seja, quando o temporizador chega em 0, um alarme é tocado e o LED acende, demonstrando que o tempo acabou. Logo após isso, o timer encerra sua ação.
Para o projeto, foram divididas 3 etapas: discussão acerca do tema do projeto, planejamento do projeto no tinkercad e a montagem e execução do sistema final com um arduíno físico.
-
Discussão do tema - Primeiramente discutimos em dupla sobre os possíveis projetos que poderíamos aplicar para o desenvolvimento do trabalho. A partir daí, pensamos em quais desses realmente conseguiríamos aplicar e executar com o nosso nível de conhecimento, experiência e tempo.
-
Planejamento do projeto no tinkercad - Nesta etapa fizemos a montagem de como seria o arduíno físico na plataforma tinkercad, já pensando como faríamos com sua execução e desenvolvimento do código.
-
Montagem e execução do sistema final - Ao final, utilizamos de um arduíno físico para aplicar aquilo que já tínhamos feito virtualmente, verificando a montagem de fios e se o sistema estava funcionando como o esperado. Com tudo montado, executamos e comparamos os resultados com aquele obtido na plataforma digital.
timer_fisico.mp4
[Imagens do projeto] Para visualizar mais imagens do projeto físico, basta acessar a pasta "imgs" do repertório, sendo que esta contém mais 6 imagens tiradas durante e após a montagem do sistema.