Skip to content

Plano de Iteração

Filipe Ribeiro edited this page Apr 7, 2017 · 13 revisions
Data Versão Modificação Autor
26/03/2017 0.0.1 Criação do documento Filipe Ribeiro
27/03/2017 0.0.2 Adicionando Iteração 1 Filipe Ribeiro
27/03/2017 0.0.3 Adicionando Iteração 2 Filipe Ribeiro
27/03/2017 0.1.0 Adicionando Iteração 3 Filipe Ribeiro

Iteração 1

Finalidade

Esse Plano de Iteração descreve os planos detalhados para a Iteração 1 do projeto que cobre a fase de Iniciação do RUP. Ao decorrer dessa iteração, o objetivo do projeto focará no entendimento do mesmo pelos stakeholders para que todos possuam uma visão similar do que será produzido, os meios de comunicações serão definidos assim para o andamento do projeto em geral e podem ser conferidos no Plano de Gerência de Comunicação

Escopo

Nesse ponto do projeto os principais objetivos estão divididos entre:

  • Definir o tema: o tema a ser trabalhado durante o semestre deve estar fixado dentro das expectativas de todos os envolvidos no processo criativo;
  • Preparar treinamentos: Com isso espera-se que a equipe tenha conhecimento suficiente para começar o projeto sem grandes dificuldades. Esse treinamento Envolve desde temas relacionados a tecnologia de trabalho, até mesmo dicas para elaboração de documentos como especificação de caso de uso e dovumento de visão.
  • Definir custos e riscos: Nessa Atividade espera-se definir de forma eficiente os possíveis riscos que o projeto apresenta bem como seus custos que vão desde equipamentos até mesmo custo de horas trabalhadas por alunos de graduação.

Plano

A Primeira Iteração ocorre entre os dias 07/03 até 24/03 tendo como principais focos o entendimento do problema, estruturação da equipe e levantamento das necessidades dos envolvidos.

Tarefas da Iteração

Artefatos Gerados na Iteração

Casos de Uso

Durante a Iteração 1, nenhum caso de uso foi desenvolvido, mas a equipe de GPP encarregou-se de prover treinamentos para especificar os casos de uso e os mesmos podem ser conferidos nos links abaixo:

Critérios de Avaliação

Não houveram critérios bem definidos para serem avaliados pois os objetivos estavam mais centrados no aprendizado da equipe em relação ao projeto, elaborar planos mais cruciais como os de custo e risco, estabelecer uma forma de trabalho produtiva e passagem de experiência de GPP para equipe de MDS.


Iteração 2

Finalidade

Durente a Iteração 2, iniciará a fase de elaboração do RUP cujos principais objetivos se apresentam com a definição da arquitetura do projeto e priorizar os casos de uso junto ao Laboratório Transdisciplinar de Cenográfia. Além disso, nessa iteração o desenvolvimento será iniciado, criando então uma aplicação base.

Escopo

Nesse ponto do projeto, os principais objetivos estão divididos entre:

  • Definir Arquitetura: nessa atividade, espera-se entender a arquitetura que melhor se encaixa na aplicação a ser desenvolvida obedecendo princípios de boas práticas de desenvolvimento. Ao final dessa atividade, será gerado o Documento de Arquitetura onde todos os pontos mais importantes que possuem relação com a arquitetura estão detalhados nesse documento.

  • Priorizar Casos de Uso: o objetivo dessa atividade é que a partir de reunião com o cliente, sejam definidos os principais casos de uso que serão desenvolvidos e sua ordem de entrega. Com isso, haverá um ponto de partida para o início do desenvolvimento tendo como base aquilo que vai de encontro com as espectativas do cliente.

Plano

A segunda iteração ocorreu entre os dias 22/03 e 31/03 tendo como principal foco a definição da arquitetura do projeto e o início do desenvolvimento da aplicação

Tarefas da Iteração

Artefatos Gerados na Iteração

Casos de Uso

Nessa Iteração não serão desenvolvidos casos de uso, apenas a aplicação será iniciada com suas configurações básicas.

Critérios de Avaliação

Como o principal objetivo da iteração é a definição da arquitetura, o documento de arquitetura recebeu um cuidado maior de modo que foram feitas algumas revisões para que o mesmo tivesse a consistência necessária.


Iteração 3

Finalidade

Durante a iteração 3, o projeto segue na fase de elaboração. Os principais objetivos da mesma são a geração do protótipo de alta fidelidade do produto e o desenvolvimento dos casos de uso base do projeto, construido então a API.

Escopo

Nesse ponto do projeto os principais objetivos estão concentrados entre:

  • Construir Protótipo de Alta Fidelidade: Será construído junto a um aluno do laboratório, um protótipo daquilo que se espera do desenvolvimento do produto tendo como base princípios de usabilidade. Esse protótipo servirá para guiar a equipe de desenvolvimento quanto as decisões de design a serem tomadas.

  • Desenvolver os Casos de Uso 2, 4 e 5: São os casos de uso base do projeto e com o desenvolvimento dos mesmos, espera-se que sejam realizados testes automatizados.

Plano

A terceira iteração ocorre entre os dias 30/03 e 14/04 e seus principais objetivos são o desenvolvimento dos casos de uso base e a construsção de um protótipo de alta fidelidade.

Tarefas da Iteração

Artefatos Gerados na Iteração

  • Protótipo de Alta Fidelidade

Casos de Uso

Critérios de Avaliação

Ao final da iteração o código gerado será revisado tendo como base os casos de teste. O protótipo de alta fidelidade será validado de maneira constante pois o mesmo será feito em conjunto com um representante do cliente.


Finalização de Release

Finalidade

Durante essa fase, o projeto segue na fase os principais objetivos do consistem na finalização de tarefas pendentes de outras iterações. O foco mais profundo estará concentrado na finalização da API e introdução do desenvolvimento do frontend da aplicação.

Artefatos Gerados na Iteração

  • API;
  • Revisão de todos os documentos;

Plano

A fase de finzalização da release ocorre entre os dias 15/04 e 19/04.

Release 01

Artefatos de Gerência

Planos de Projeto

Artefatos de Desenvolvimento

Casos de Uso

Casos de Teste

Protótipo

Cliente

Apresentação

Release 2

Planejamento

Fechamento

Legenda

✅ Finalizado ☑️ Não finalizado

Clone this wiki locally