Uma das tecnologias por trás do TerraMA² é o GeoServer, que é um servidor de código livre e aberto escrito em Java para publicação de dados geoespaciais usando padrões abertos definidos pelo Open Geospatial Consortium (OGC).
Dentre os padrões suportados pelo GeoServer, destacam-se o Web Map Service (WMS) para criação de mapas em vários formatos de saída (GIF, JPEG, PNG etc.) e o Web Feature Service (WFS) para compartilhamento, em diversos formatos de saída também (CSV, GeoJSON, KML etc.), dos dados usados para gerar os mapas.
Os padrões WMS e WFS devem ser adotados pelos órgãos do Poder Executivo Federal para o intercâmbio de informações georreferenciadas e a interoperabilidade de sistemas de informação geográfica (SIG), em conformidade com os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING), de acordo com a Portaria nº 92, de 24/12/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
As implementações desses padrões oferecem uma interface de acesso a dados geoespaciais através do protocolo Hypertext Transfer Protocol (HTTP), tornando possível o consumo desses dados na Web.
O Web Monitor da plataforma TerraMA², por exemplo, é uma aplicação Web que consome dados do serviço de visualização da própria plataforma por meio de requisições HTTP ao serviço WMS provido pelo GeoServer integrado à plataforma. Para isso, utiliza a OpenLayers, que é uma biblioteca escrita em JavaScript que facilita a criação de mapas em páginas da Web.
Portanto, a arquitetura do TerraMA² permite que os dados dos serviços de coleta, análise, alerta e visualização sejam consumidos tanto dentro quanto fora da plataforma. Isso faz do TerraMA² flexível o bastante para se integrar aos SIG e demais sistemas já existentes na organização.
O principal objetivo dessa oficina é demonstrar como consumir os dados do TerraMA² fora da plataforma. Para isso, será construída uma página da Web simples contendo exemplos de consumo de uma camada de dados estáticos, outra de dados dinâmico, uma de análise, outra de alerta.