-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 9
[10] Caso de Uso: Agendamento de coletores
O agendamento da execução de coletores é um recurso extremamente útil em várias situações. Ele permite, por exemplo, a coleta de dados em horários específicos e mais convenientes, além de possibilitar a configuração de coletas recorrentes, como as de diários.
A seguir, apresentaremos as principais funcionalidades do agendador de execução de coletores e como utilizá-lo.
A imagem abaixo apresenta a tela inicial de agendamento de coletas, onde, dentre outras coisas, é possível agendar e gerenciar a execução de coletores, bem como visualizar os agendamentos previamente feitos (Visualizando agendamentos, como exemplo).
A figura acima destaca os botões utilizados para navegar pelas datas do calendário e alterar a listagem de coletas agendadas na parte central da tela. Esses botões são contextuais e variam de acordo com a forma de visualização escolhida. Por exemplo, se a visualização for diária, ao clicar nas setas para a esquerda ou para a direita, a data apresentada na parte central será alterada. Já o botão "Hoje" muda a visualização para o dia atual. Se a visualização for mensal, ao clicar na seta para a direita, a parte central apresentará os agendamentos do próximo mês, enquanto o botão "Hoje" mostrará a listagem do mês corrente.
A opção para alterar o tipo de visualização dos agendamentos está destacada como destaque 3 na figura anterior. Conforme ilustrado na imagem abaixo, é possível escolher entre quatro opções de visualização: diária (indicada pela bolha 5), semanal (bolha 6), mensal (bolha 7) e anual (bolha 8)."
Ao clicar no botão destacado como destaque 3, abre-se o recurso que lista todos os agendamentos feitos. Nele, é possível visualizar o horário da próxima execução do coletor, bem como editar ou excluir determinados agendamentos.
Ao se clicar no botão "Criar" (destaque 4), abre-se o recurso para criação de um novo agendamento, descrito na próxima seção.
Na figura abaixo, o destaque 9 indica um seletor que permite escolher o coletor cuja execução deseja-se agendar. Como a interface pode conter milhares de coletores, é possível pesquisar o nome do coletor desejado para facilitar a seleção.
No destaque 10, é possível escolher o comportamento em relação à fila de coletas. Como o horário de execução de uma coleta agendada pode ocorrer quando a fila está cheia, é necessário especificar se a coleta em questão deverá aguardar na primeira ou última posição da fila. Se for uma coleta prioritária, é possível selecionar a opção de ignorar a fila completamente e executar imediatamente.
No destaque 11 e 12, é possível escolher o dia e horário, e o fuso horário em que o coletor deverá ser executado, respectivamente.
No destaque 13, é possível selecionar um padrão de repetição para a coleta, que pode ser: sem repetição, diária, semanal, mensal, anual e personalizada. A opção de repetição personalizada oferece mais controle sobre o agendamento, como descrito na próxima seção.
A imagem abaixo apresenta as opções para uma coleta personalizada. Nela, é possível especificar o intervalo (destaque 14) em dia, semana, mês ou ano que um coletor deverá executar (caixa seleção no destaque 15), diferentemente da opção mais básica no destaque 13 da seção anterior, onde o intervalo é definido como sempre igual a 1. Assim, por exemplo, se na opção mais básica se escolher que o coletor repita semanalmente, a cada sete dias a partir do primeiro agendamento o coletor irá executar. Com a opção de personalizar, é possível especificar que o coletor execute a cada 2 semanas, na segunda, quarta e sexta, por exemplo, como mostrado na Figura 4. Também há opções específicas para intervalos mensais. É possível escolher um dia específico do mês, ou o primeiro ou último dia da semana do mês para que o coletor execute.
A opção de repetição personalizada também permite definir a forma que a repetição de coletas termina (destaque 16): nunca (repetindo indefinidamente), após determinado número de vezes ou em uma certa data limite.
A imagem abaixo apresenta os diálogos para configuração de coletas personalizadas para dia, semana, mês ou ano.
É possível escolher apenas o intervalo entre cada coleta para a repetição personalizada por dia e ano, destacadas pelos números 14 e 17. Além disso, para as repetições semanais e mensais, é possível selecionar informações adicionais. Para a repetição semanal, é possível escolher um ou mais dias da semana em que o coletor será executado. Já para a repetição personalizada mensal, é possível escolher o dia do mês em que o coletor será executado ou o primeiro ou último dia da semana do mês em que ele será executado.
A página de agendamento de coletas com coletores agendados para execução pode ser vista abaixo. Um coletor na cor azul significa que, ao chegar o momento de execução, ele aguardará na última posição da fila. A cor amarela indica que ele será o próximo a ser executado, enquanto a cor vermelha indica que o coletor será executado imediatamente quando chegar o momento agendado, ignorando a fila de coletas.
Na visualização acima, somente os coletores agendados para executar no dia atual são exibidos. No entanto, ao clicar no botão Mostrar todos, localizado no canto superior direito da tela, é possível listar todos os agendamentos realizados, independentemente da data, bem como realizar uma pesquisa por eles.
Ao clicar em um coletor agendado na lista, é possível visualizar mais informações sobre ele, como demonstrado abaixo. O recurso exibido na tela permite ver qual coletor será executado, editar o agendamento ou excluí-lo.
A saber, os seguintes destaques indicam:
- 21: Quando é a próxima execução do coletor;
- 22: O modo de repetição do coletor;
- 23: Data da primeira execução do coletor;
- 24: O comportamento do coletor na fila de coletas;
- 25: Permite visualizar qual coletor irá executar;
- 26: Permite excluir o agendamento (o coletor continuará intacto);
- 27: Permite editar o agendamento.