Olá meu nome é Antônio, sou cientista de dados e ao longo desse desafio você irá imergir em um estudo relacionado as ocorrências aeronáuticas na aviação civil brasileira.
A base de dados de ocorrências aeronáuticas é gerenciada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Constam nesta base de dados as ocorrências aeronáuticas notificadas ao CENIPA nos últimos 10 anos e que ocorreram em solo brasileiro.
Dentre as informações disponíveis estão os dados sobre as aeronaves envolvidas, fatalidades, local, data, horário dos eventos e informações taxonômicas típicas das investigações de acidentes (AIG). São resguardadas a privacidade de pessoas físicas/jurídicas envolvidas conforme previsto pela Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011).
Essa base de dados é composta por informações preliminares provenientes do formulário CENIPA-05 (Ficha de Notificação de Ocorrências Aeronáuticas) e consolidada a partir dos relatórios de investigações publicados. Outra forma de visualização desses dados é pelo Painel SIPAER disponível na página do CENIPA.
Dados proveniente dos Programas de Gerenciamento de Prevenção administrados pelo CENIPA (Emissão de Raio Laser e Risco Baloeiro) não constam nesta base. Esses programas possuem formulários próprios para coleta de dados com foco exclusivo para gerenciamento do risco, enquanto os dados coletados pelo formulário CENIPA-05 têm foco principal na investigação de acidentes (AIG).
O objetivo deste teste é explorar e demonstrar minhas habilidades como Cientista de Dados e criatividade com as análises. Os passos a serem entregues são:
-
Apresentação do desafio;
-
Explicação do processo utilizado;
-
Análise exploratória;
-
Hipóteses levantadas;
-
Conclusão e insights gerados.
-
Capacidade analítica;
-
Qualidade do storytelling na apresentação do problema e no código;
-
Qualidade e clareza do código.