Skip to content

Latest commit

 

History

History
 
 

l10n_br_nfe_spec

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

parent directory

..
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

nfe spec

Mature License: LGPL-3 OCA/l10n-brazil Translate me on Weblate Try me on Runboat

Este módulo contem a estrutura de dados da Nota Fiscal Electrônica (NF-e). Um módulo que usa ele é o módulo l10n_br_nfe que permite transmitir as NF-e's.

Geração

O código dos mixins Odoo desse módulo é 100% gerado a partir dos últimos esquemas xsd da Fazenda usando xsdata e essa extensão dele:

https://github.com/akretion/xsdata-odoo

Para accessar aos schemas xsd, pode ser mais facil fazer um clone da lib nfelib e gerar o codigo dentro da pasta:

git clone https://github.com/akretion/nfelib
cd nfelib
export XSDATA_SCHEMA=nfe; export XSDATA_VERSION=40; export XSDATA_SKIP="^ICMS.ICMS\d+|^ICMS.ICMSSN\d+"
xsdata generate nfelib/nfe/schemas/v4_0  --package nfelib.nfe.odoo.v4_0 --output=odoo
mv nfelib/odoo/nfe/v4_0 <caminho_do_odoo>/l10n_br_nfe_spec/models/v4_0

Prefixo dos campos e versão

Com até uns 800 campos fiscais apenas na NF-e, com uma meia dúzia de documentos fiscais complexos, com 3000 módulos OCA, existiria um risco real de conflito com os nomes de campos vindo dos esquemas. Além disso, temos várias versões da NFe, a 3.1, a 4.0 etc...

Nisso foi decidido que cada campo tem um prefixo composto do nome do schema e de alguns dígitos da versão do esquema. No caso nfe40_. A escolha de 2 dígitos permite que uma atualização menor do esquema use os mesmos campos (e dados no banco então) e que um simples update Odoo (--update=...) consiga resolver a migração. Enquanto que para uma mudança maior como de 3.1 para 4.0, seria assumido de usar novos campos e novas tabelas (para os objetos não Odoo) e que a lib nfelib iria trabalhar com os campos da versão maior do documento fiscal considerado.

Casos das tags de ICMS e ICMSSN

Para facilitar a validação das tags de ICMS e ICMSSN, o esquema contem tags especificas para cada tipo desses impostos. Porem, Depois no Odoo o modelo é diferente com uma class apenas. Se a gente injectasse todos esses mixins de ICMS e ICMSSN na mesma class Odoo a gente teria colisão de campos, com campos com o mesmo nome e seleções diferentes... Para evitar esses problemas, filtramos as classes desses tags (usando o export XSDATA_SKIP antes de chamar xsdata generate). De qualquer forma, já que o Odoo e o módulo l10n_br_fiscal tem modelos proprios para os impostos temos que assumir que o mapping das tags de impostos nao pode ser tão automatizada.

Table of contents

Bugs are tracked on GitHub Issues. In case of trouble, please check there if your issue has already been reported. If you spotted it first, help us to smash it by providing a detailed and welcomed feedback.

Do not contact contributors directly about support or help with technical issues.

Authors

  • Akretion

Contributors

Maintainers

This module is maintained by the OCA.

Odoo Community Association

OCA, or the Odoo Community Association, is a nonprofit organization whose mission is to support the collaborative development of Odoo features and promote its widespread use.

Current maintainer:

rvalyi

This module is part of the OCA/l10n-brazil project on GitHub.

You are welcome to contribute. To learn how please visit https://odoo-community.org/page/Contribute.