Skip to content

Latest commit

 

History

History
126 lines (106 loc) · 5.79 KB

16_analysis_of_algorithms.md

File metadata and controls

126 lines (106 loc) · 5.79 KB

Livros: Análise de Algoritmos


Algoritmos

Título Algoritmos
Autores DASGUPTA, S.; PAPADIMITRIOU, C.; VAZIRANI, U.
Ano de Publicação 2010
Edição 1.a edição.
ISBN 9788577260324

Descrição

Extensivamente testado por cerca de uma década em cursos universitários, e adaptado às necessidades dos estudantes, Algoritmos explica os fundamentos de algoritmos em uma linha histórical, de fácil leitura e assimilação. A ênfase está na compreensão da idéia matemática por trás de cada algoritmo, de uma forma intuitiva, rigorosa, sem ser formal.


Algoritmos - Teoria e Prática

Título Algoritmos - Teoria e Prática
Autores CORMEN, T.; LEISERSON, C.; RIVEST, R.; STEIN, C.
Ano de Publicação 2024
Edição 4.a edição.
ISBN 9788595159907

Descrição

Best-seller mundial sobre o tema, Algoritmos – Teoria e Prática chega à nova edição! Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais avançado, saber trabalhar com algoritmos tem se tornado um importante diferencial para estudantes e profissionais, isso porque, atualmente, os algoritmos são aplicáveis em diversas situações – nas áreas de tecnologia, engenharia, saúde, finanças, educação, entre outras –, das tarefas mais simples às mais complexas. Dessa forma, com sua didática e combinação única de rigor e abrangência, a proposta deste livro é tornar os algoritmos uma ferramenta acessível a leitores de todos os níveis de conhecimento. A obra combina teoria e prática para fornecer uma compreensão sólida dos princípios fundamentais dos algoritmos, ao mesmo tempo que fornece exemplos práticos e análises de complexidade.

Além disso, abrange uma variedade de algoritmos, estruturas de dados e técnicas de design de algoritmos. Totalmente atualizada, esta quarta edição apresenta as seguintes novidades:

  • Capítulos inéditos sobre correspondências em grafos bipartidos, algoritmos on-line e aprendizado de máquina (machine learning);
  • Novo material sobre temas como resolução de equações de recorrência, tabelas de espalhamento (hash), funções potenciais e matrizes de sufixo;
  • Dos quase 1.000 exercícios disponíveis, 140 são inéditos; e dos 162 problemas, 22 são novos;
  • Notas e bibliografia atualizadas para refletir os desenvolvimentos da área.

Os capítulos são relativamente independentes, e cada um apresenta um algoritmo, uma técnica de projeto, uma área de aplicação ou um tópico relacionado. Além disso, os algoritmos são descritos de maneira simples, bastante objetiva e em um pseudocódigo projetado para ser lido por qualquer usuário com conhecimento básico de programação, independentemente da linguagem de programação utilizada. O conteúdo foi planejado para cursos de graduação e pós-graduação em algoritmos ou estruturas de dados, bem como para especialização e atualização de profissionais da área.


Como Pensar Sobre Algoritmos

Título Como Pensar Sobre Algoritmos
Autores Jeff Edmonds
Ano de Publicação 2010
Edição 1.a edição.
ISBN 9788521617310

Descrição

O objetivo nesta obra não é apresentar o pacote completo, bem embrulhadinho e limpo, mas percorrer vagarosamente e com profundidade cada etapa do desenvolvimento dos algoritmos. Foram adicionados muitos inícios falsos, na esperança de que isso ajudará os estudantes a desenvolverem algoritmos por conta própria. As pessoas que desenvolvem algoritmos têm diferentes maneiras de pensar, além de uma intuição que, de modo geral, não é ensinada. A premissa básica de Como Pensar sobre Algoritmos é que isso não pode ser ensinado, mas tem que ser descoberto individualmente. Este livro tenta ensinar os estudantes a pensar como quem projeta algoritmos. Jeff Edmonds escreveu um livro divertido, organizado em blocos, cada um contendo um título e um único pensamento. O autor concentra-se na estrutura e na demonstração de correção de meta-algoritmos iterativos e recursivos e, dentro desses, de meta-algoritmos gulosos e de programação dinâmica. Ao aprender esses e suas demonstrações de correção, pode-se compreender facilmente a maioria dos algoritmos. O desafio é que pensar sobre meta-algoritmos exige bastante abstração. São apresentados analogias, paradigmas e diferentes notações, dentro dos quais é possível desenvolver e pensar sobre algoritmos.